top of page
Buscar

Co-Sleeping: Quais os riscos?

  • 6 de set. de 2021
  • 2 min de leitura

Este ainda é um assunto bem controverso e que realmente ainda divide muitas opiniões. É quando os pais compartilham a cama (dormem) com o bebé. Mas também pode ser considerado quando se utiliza de berços adaptados para juntar-se à cama do casal. Este hábito pode trazer alguns riscos para a criança.

Nem sempre esta é uma prática recorrente entre os pais. Alguns optam esporadicamente por esta prática quando o bebé está muito inquieto e não consegue adormecer sozinho (posso te ajudar a criar hábitos para obebê adormecer sozinho). Ou quando estão muito cansados e precisam realizar os cuidados noturnos do bebê com o menor esforço possível.

Há recomendações de Associações de Pediatria para que a prática do co-sleeping não seja realizada até que a criança complete um ano de idade. No entanto, para a realização da prática é preciso tomar todos os cuidados necessários.

Os riscos do Co-Sleeping

Falei brevemente sobre alguns dos riscos em meu post blog 3 Dicas para melhorar o sono infantil, onde mencionei que, “de acordo com alguns especialistas, partilhar a cama com os pais (co-sleeping) não ajuda o bebé a desenvolver a necessária autonomia e segurança para conseguir dormir e voltar a adormecer sozinho durante a noite”.

Porém, os riscos identificados não estão relacionados unicamente ao fator do aprendizado da autonomia e segurança para adormecer e dormir sozinho, mas também por ser considerado como “a principal causa de Síndrome de Morte Súbita do Lactente e de risco de asfixia”.

Cuidados a serem tomados no Co-Sleeping

Alguns papais e mamães já praticam o co-sleeping e podem não se sentir confortáveis por diversos motivos para realizar esta mudança. Vale a pena levar em consideração alguns cuidados importantes.

- Utilize um colchão firme e grande;

- Evite e se possível não utilize colcha, manta, ou edredom. Se utilizar não use os muito pesados;

- Opte por uma temperatura apropriada para o bebê;

- O bebé não deve estar demasiado agasalhado;

- A criança tem de dormir de barriga para cima;

- Os pais não devem fumar, nem beber álcool, não devem sofrer de obesidade grave, nem tomar sedativos.

E você, o que pensa sobre o assunto? Compartilha comigo aqui nos comentários e compartilhe com as mamães e papais que também precisam conhecer sobre este assunto.


Continue acompanhando meus posts aqui no blog para mais dicas.

Ah, também compartilho dicas diárias em meu perfil no Instagram @sonoinfantil_flaviajussiani

Meu objetivo é lhe ajudar a melhorar a qualidade do sono de seu filho(a) e, consequentemente, o seu sono.

Precisa de ajuda? Me chama aqui no WhatsApp.


 
 
 

Comments


© 2021 por Fernando Jussiani. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page