top of page
Buscar

Sono do Bebê: se preparando na gravidez

  • 21 de mar. de 2022
  • 2 min de leitura

Terá ou teve seu primeiro filho agora e está preocupada e confusa quanto ao soninho do bebê? Não se preocupe, pois é mais comum do que você possa imaginar. Mas calma que irei te ajudar a se preparar para o sono do bebê ainda na gravidez, entendendo como funciona o soninho da criança o que lhe ajudará a viver essa experiência durante o puerpério.

Como funciona o sono do recém-nascido

Primeiro vamos entender como funciona o sono do recém-nascido. De acordo com a National Sleep Foundation, um recém-nascido dorme, em média, de 14 a 17 horas por dia. Apesar de ser um tempo significativamente longo, ele não é contínuo, mas sim um sono de maneira picada e irregular, uma vez que o seu soninho ainda é bem imaturo, não tendo uma regulação circadiana, o que o faz dormir em qualquer momento do dia ou da noite. Isso sem falar dos ciclos do sono que são curtos, que podem variar de 1h a 4h.

Nas primeiras semanas o tempo de descanso dos pais é bem restrito, uma vez que boa parte de seu tempo é uma sequência de fazer o bebê dormir, amamentar, trocar a fralda e fazer o bebê dormir de novo, e então poder descansar um pouco.

A partir do quarto mês de vida do recém-nascido que o padrão de sono começa a se tornar mais regular, ou seja, tendo um sono mais prolongado mais a noite do que de dia, apesar de que os despertares ainda sejam frequentes.

Rotina de sono infantil

Um conselho para as mamães que estão ou querem criar uma rotina de sono infantil para os bebês, é ter paciência e apoio, uma vez que o processo leva um tempinho, mas é recompensador.

Para criar uma rotina do sono infantil algumas dicas são:

– Pela manhã, ajude o bebê a aprender a distinguir o dia da noite, permitindo que durante o dia ele tenha contato com a claridade natural.

– Amamentação em livre demanda.

– Fazer ritual de sono. Não sabe como, me chama no Whats.

A gestante

Por fim, futura ou mamãe recente, é importante buscar sempre ajuda profissional e assim cuidar do próprio estado emocional; especialmente se há transtorno de humor, por exemplo a ansiedade,é importante que seja tratado, uma vez que pode piorar as queixas de sono.

Achou este artigo interessante? Compartilhe com sua rede de amigas e ajude outras mães a entenderem como funciona o sono dos bebês!

Você já conhecia a técnica de sleep talk? Se sim, já tinha aplicado?

Deixe aqui seu comentário.

Continue acompanhando meus posts aqui no blog para mais dicas.

Ah, também compartilho dicas diárias em meu perfil no Instagram @sonoinfantil_flaviajussiani

Meu objetivo é lhe ajudar a melhorar a qualidade do sono de seu filho(a) e, consequentemente, o seu sono.

Precisa de ajuda?Me chama aqui no WhatsApp.

 
 
 

Komentarai


© 2021 por Fernando Jussiani. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page