Qual a hora certa de desmamar?
- 7 de fev. de 2022
- 2 min de leitura

Nos primeiros meses de vida o leite materno é o principal alimento e uma importante fonte de cálcio, vitaminas, proteínas, potássio, ferro entre outros. De acordo com a recomendação médica o bebê deve, até o sexto mês de vida, ser alimentado somente com leite materno. Após os seis meses de vida da criança, se faz necessário iniciar a introdução de outros alimentos. Os sucos naturais e papinhas ajudarão o bebê a receber mais nutrientes.
A OMS recomenda que a amamentação deve ser mantida até os dois anos, combinada a outros alimentos. No entanto, não existe um momento exato para o desmame. Essa é uma decisão a ser cuidadosamente analisada pela mãe e o(a) pediatra ao sentirem que a criança está preparada para o desmame e que esse processo deve ser de modo gradual iniciando-se no sexto mês de vida ao introduzir alimentos e inclusive um maior espaçamento entre as mamadas.
Mesmo com a introdução de alimento haverá momentos em que a criança irá querer o peito; nesse momento a ajuda do pai ou outro familiar será fundamental para distrair a criança e oferecer outro alimento ou a mamadeira.
Quando a criança já estiver maior é importante conversar com ela para falar sobre o desmame, explicando que o leite acabou e que é o momento de utilizar a mamadeira ou copos e ingerir outros alimentos como frutas, verduras, etc… conforme a orientação da(o) pediatra.
E no final de tudo, mamãe, seja firme no processo do desmame, não cedendo aos apelos para mamar quando o processo do desmame ocorrer. E se a criança tiver dificuldade em aceitar outros alimentos converse com o(a) pediatra a respeito para que possa receber uma orientação adequada a necessidade de seu(a) filho(a).
Continue acompanhando meus posts aqui no blog para mais dicas.
Ah, também compartilho dicas diárias em meu perfil no Instagram @sonoinfantil_flaviajussiani
Meu objetivo é lhe ajudar a melhorar a qualidade do sono de seu filho(a) e, consequentemente, o seu sono.
Precisa de ajuda?Me chama aqui no WhatsApp.
Comments