Presença paterna para o desenvolvimento da criança
- 3 de ago. de 2021
- 2 min de leitura

A presença do pai na criação dos filhos traz benefícios não somente para a criança, mas para ele próprio. Segundo a pesquisa realizada pela Academia Americana de Ciências National Academy of Sciences, homens que se tornam pais tendem a ficar mais sensíveis e menos agressivos.
No aspecto infantil os benefícios estão ligados ao desenvolvimento sócio emocional, cognitivo e intelectual. Promove a auto-estima, segurança, resistência às frustrações e autonomia.
É natural alguns pensarem em sua participação após o parto, mas na verdade se faz necessária desde a gestação, pois possui um papel fundamental no acompanhamento e suporte emocional à mãe.
O envolvimento da figura paterna, a sua participação ativa na vida da criança e a proximidade emocional com ela, condicionam o seu desenvolvimento intelectual, emocional e social,
Claro que isso não quer dizer que as mães não exerçam tal influência. Elas possuem a oportunidade de vivenciar um relacionamento e união com o bebê desde a gestação muito profunda. Os cuidados que ela exerce faz com que a criança sinta-se o centro das atenções. No entanto, com o passar do tempo, a figura paterna - que não significa necessariamente ser o pai biológico - passa a ter uma igualdade de importância para a criança. E quanto mais presente e participativo é o pai na criação, a criança se sente cada vez mais segura à medida que vai adquirindo e desenvolvendo suas experiências.
Tarefas do dia a dia, brincadeiras como jogos de tabuleiro, por exemplo, ou mesmo contar histórias, momentos de interação entre pai e filho(a), etc… desenvolvem e fortalecem o vínculo e relacionamento entre o pai e a criança; além de que geram memórias afetivas as quais a criança levará consigo por toda a vida.
Bem, mas sabemos que em todas as crianças possuem um pai ou figura paterna presente, o que pode gerar nela por exemplo insegurança, dificuldade de concentração, baixo rendimento escolar e em alguns casos até mesmo agressividade. Porém, é importante frisar que não se trata de uma regra.
O que achou deste conteúdo? Curtiu? Compartilhe com as mamães e papais que também precisam conhecer sobre estas dicas do sono infantil.
Continue acompanhando meus posts aqui no blog para mais dicas.
Ah, também compartilho dicas diárias em meu perfil no Instagram @sonoinfantil_flaviajussiani
Meu objetivo é lhe ajudar a melhorar a qualidade do sono de seu filho(a) e, consequentemente, o seu sono.
Precisa de ajuda? Me chama aqui no WhatsApp.
Commentaires