Por que é importante priorizar as sonecas do bebê?
- 5 de abr. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 13 de abr. de 2021

Ao nascer o bebê possui uma rotina que se baseia apenas em três coisas: mamar, dormir e brincar. Porém, à medida que os primeiros meses passam, a criança passa a ficar um maior tempo acordado. As sonecas, os cochilos no período da manhã e da tarde, passam a acontecer a partir do 3º mês.
Já é de conhecimento das mamães e papais que a criança dormir bem a noite é de grande importância para a saúde; no entanto, você sabia que os sonecas são fundamentais para o desenvolvimento infantil? Priorizar as sonecas do bebê tem como benefício ampliação dos processos cognitivos. Por outro lado, a ausência deste soninho diurno do bebê pode causar distúrbios comportamentais, tais como: irritação, diminuição do nível de interesse e habilidade para resolver problemas e ansiedade.
Um estudo realizado pela Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, conduzido pela cientista Rebecca Spencer, professora de Psicologia e Neurociência, concluiu que as crianças que tiram uma soneca à tarde são mais inteligentes e têm melhor memória.
Uma soneca durante o dia é fundamental até os 3 anos: revitaliza, relaxa e aumenta a disposição. Em geral, elas ocorrem em dois momentos: uma pela manhã, entre 10h30 e 11h, e outra à tarde, entre 14h e 14h30. “A primeira soneca faz com que o bebê esteja mais relaxado para almoçar e ter mais apetite”, afirma Rosângela Garbers, pediatra e neonatologista do Hospital Pequeno Príncipe (PR). A segunda ajuda no descanso, depois das atividades matinais da criança. Quando não acontece, ela pode ficar irritada, e a fala e os movimentos, mais lentos.
É importante salientar que cada faixa etária possui um tempo para a soneca diurna. Por exemplo:
Com cerca de 6 meses, as sonecas do bebê acontecem de 2 e 4 vezes ao dia, de forma curta. À medida que os meses passam essa quantidade vai diminuindo.
De 12 a 18 meses, o tempo da soneca infantil aumenta para cerca de 2h.
Aos 2 anos, o ideal é que os cochilos da criança não passem de 1h e precisará permanecer assim até mais ou menos os 4 anos de idade, que é quando ela não terá mais a necessidade de uma soneca.
Mamãe e papai, é importante lembrar que as indicações de tempo e idade podem mudar de criança para criança. Por exemplo, não é porque seu(a) filho(a) tem 4 anos que não pode mais tirar uma sonequinha durante o dia.
Uma observação importante é que se após uma hora a criança não despertar você deve ajudá-la nesse processo. Coloque uma música tranquila e abra as cortinas de modo que seu(a) filho(a) tenha um despertar que seja agradável e de bom humor.
Sugestões para sonecas de qualidade para a criança
Prepare o quarto deixando-o meia-luz. Isso ajuda a tranquilizar. Evite escurecer muito o quarto, pois isso ajudará no aprendizado de diferenciar o dia da noite.
Reduza o ritmo da criança, próximo do momento da soneca, evitando brincadeiras e outras coisas que mantenham o bebê mais ativo.
Promova momentos calmos como cantar, ler uma historinha e/ou realizar uma massagem
Não permita que as sonecas do bebê durem a tarde inteira. E evite cochilar após às 16 horas.
Ajude a manter uma rotina de horário. O organismo da criança deve criar o hábito de relaxar sempre nos mesmos horários.
Continue acompanhando meus posts aqui no blog para mais dicas.
Ah, também compartilho dicas diárias em meu perfil no Instagram @sonoinfantil_flaviajussiani
Meu objetivo é lhe ajudar a melhorar a qualidade do sono de seu filho(a) e, consequentemente, o seu sono.
Precisa de ajuda? Me chama aqui no WhatsApp.
(mini banner chamada para a consultoria)
Komentáře