top of page

Naninha: ajuda ou atrapalha o soninho do bebê?

  • 8 de nov. de 2021
  • 2 min de leitura

ree

Oficialmente chamada de objeto de transição, a naninha é qualquer objeto que o bebê se apega e se torna um companheiro na horinha de dormir. Pode ser um paninho, uma fraldinha, um ursinho ou mesmo um amigurumi. Mas também pode ser uma parte do corpo da própria criança ou mesmo da mãe, como o cabelo, a mão ou a orelha.


A naninha exerce um papel que vai além da companhia na hora de dormir; ela traz para a criança a sensação de segurança e conforto.


A escolha da naninha.

Bem, aqui um fator importante é entender que não é a mamãe ou papai quem escolhe a naninha do bebê. Eles poderão até oferecer, mas no final a escolha sempre será da criança, pois é uma ligação emocional que ocorre. Quando a criança tem uma naninha ela passa a fazer parte do desenvolvimento, além de ajudar nos afetos e criatividade.


A necessidade naninha para o bebê

Normalmente, a partir dos 4 meses, a criança passa a entender que ela e a mamãe são seres distintos e isso pode gerar uma insegurança e ansiedade. Ao perceber que a mãe não ficará o tempo todo ao lado dele - e isso vai acontecer, quer seja pelo término da licença maternidade, ou por ter de realizar qualquer outra atividade -, e isso acaba deixando a criança angustiada ou com medo, especialmente ao dormir.Aí, a naninha ajuda a “suprir” essa ausência.

Naninha e uma relação saudável

Uma dica, é sempre sempre ter duas naninhas iguais; assim quando precisar lavar uma, tenha sempre outra disponível, pois as crianças se apegam muito e na hora de dormir, uma vez que não a tiver disponível isso poderá causar inquietação, irritação, choro… o que dificulta que pegue no sono.

Atenção e cuidado a este ponto. Jamais jogue fora ou esconda a naninha mesmo que ela já esteja bem gasta e feita. Lembre-se que é algo de sentimento para a criança. Converse com ela e a prepare para essa transição até que ela se sinta confortável e decida se desapegar.

E seu filho, usa ou usou naninha? Compartilha comigo aqui nos comentários como foi sua experiência.

O que achou deste conteúdo? Curtiu? Compartilhe com as mamães e papais que também precisam conhecer sobre estas dicas do sono infantil.

Continue acompanhando meus posts aqui no blog para mais dicas.

Ah, também compartilho dicas diárias em meu perfil no Instagram @sonoinfantil_flaviajussiani

Meu objetivo é lhe ajudar a melhorar a qualidade do sono de seu filho(a) e, consequentemente, o seu sono.

Precisa de ajuda?Me chama aqui no WhatsApp.

 
 
 

Comentários


© 2021 por Fernando Jussiani. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page