Método do colinho para estimular o bebê a dormir sozinho
- 27 de abr. de 2021
- 2 min de leitura

Este é um assunto, digamos, que divide opiniões. Para algumas mamães o bebê precisa de acolhimento (o que é verdade) e deixá-lo dormir sozinho é algo cruel. O propósito não é causar trauma na criança ou nos pais, mas ajudá-los de modo que o sono de ambos torne-se melhor.
Para outros pais, ajudar o bebê a adormecer sozinho é um dos grandes desafios e muitas vezes estressante, pois os bebês e criancinhas já maiores que não estão acostumados podem chorar. Bem, este é um processo de educação do sono infantil, que quanto mais cedo iniciar mais fácil será para a criança aprender a dormir sozinho. Mas calma, que mesmo que seu filho já tenha alguns aninhos de vida, ainda assim seguindo estas dicas que irei compartilhar é possível ensinar a dormir sozinho.
A decisão a respeito se a criança dormirá sozinha ou não compete, claro, unicamente aos pais. Mas é necessário ficar atento aos sinais e se a criança está conseguido desenvolver um sono de qualidade, pois quanto melhor o sono da criança, melhor será seu desenvolvimento. Um estudo feito pela Universidade do Colorado indicou severos problemas de comportamento,bem como alterações nas funções cognitivas, que podem se estender até a fase da adolescência, ocasionados pela privação do sono na primeira infância.
Alguns dos pontos que podem causar um sono incompleto no bebê podem estar relacionados a fatores da saúde. Com isso é importante verificar se a criança está com olheira, deixando de crescer, ou sem ganhar ou perdendo peso. Estes são alguns indicadores.
Bem, dito isto, para as mamães e papais que desejam ensinar seu bebê a adormecer sozinho, irei compartilhar algumas dicas.
O método do colinho
O método do colinho consiste em você colocar seu filho na cama ou no berço no momento em que ele começar a ficar sonolento. Em alguns casos o bebê/criança ao ser colocado na cama tende a chorar; se isso acontecer você deve primeiramente confortá-lo e acalmá-lo na própria caminha dele. Resista a tentação de pegá-lo de imediato no colo. Faça isso de maneiras bem suaves como por exemplo tocando-o, falando poucas palavras de carinho bem baixinho. Mas faça isso sem ser por um tempo demasiadamente longo. Faça isso de forma que ele venha a se acalmar um pouco, mas que adormeça. Caso ainda assim ele não se acalme e continue chorando você pode pegá-lo em seu colo até que ele se acalme; porém, não faça isto até que ele fique novamente sonolento. Assim que se acalmar coloque seu(a) filhinho(a) novamente na caminha ou bercinho dele(a). Tenha paciência, este é um processo de aprendizado para o bebê. Pode ser necessário você repetir algumas vezes na mesma noite até que a criança adormeça.
O método do colinho é acolhedor, que permite à criança aprender a dormir sozinha, com a ajuda carinhosa dos pais. Não é um método rápido e às vezes pode se tornar cansativo, pois algumas crianças podem levar de 3 a 5 semanas para se adaptar, no entanto é altamente eficaz.
Precisa de ajuda para melhorar o sono de seu(a) filho(a). Adquira meu Curso Online Sono Infantil ou tenha um atendimento personalizado com minha consultoria online em tempo real.
コメント