Choro do bebê. 6 tipos e seus significados
- 29 de nov. de 2021
- 3 min de leitura

Todos conhecemos o ditado “quem não chora não mama”. Uma vez que ainda não sabe falar, o choro do bebê é a forma dele se comunicar e expressar o que está sentindo no momento. O grande desafio para muitos pais, especialmente os de primeira viagem é saber o que a criança está sentindo; normalmente são feitas duas associações: choro da fome ou choro de cólica. No entanto, o choro do bebê não se restringe a estes dois.
Irei ensinar aqui os 6 tipos de choro do bebê, seus sons e o que cada um deles significa. no entanto, claro, que pode haver variações de criança para criança e os pais em geral, com o tempo, passam a entender as particularidades de seus filhos.
A seguir mostrarei a diferença entre o choro da fome, o choro da dor, o choro para chamar a atenção, o choro do sono, o choro do processo fisiológico e o choro do incomodo.
Choro de sono: este é um dos mais fáceis de identificar, pois vem acompanhado de alguns gestos como o de esfregar os olhos e orelhas e o bocejar. “Au” (“ou”) é o som emitido durante o choro.
Choro de fome do bebê: Pode parecer inicialmente com um choro para chamar a atenção. No entanto, quando é pego no colo, mas não foi alimentado, a criança continuará a chorar, chegando até mesmo a ficar histérico, fazendo barulhos de sucção e mexendo a cabeça. O som deste choro é “Nha” (“nhe”).
Choro de dor: Este será um choro mais forte e incessante. Ocorrendo também suspiros fortes indicando que a sensação de dor está aumentando. No entanto, quando a criança está doente o choro pode ser silencioso, isso porque o bebê já não tem tanta força para fazer sons fortes. O som de dor ele é “Ieo” (“ieu”).
Choro de incômodo: Esse tipo de choro do bebê é bem irritado e intermitente, e geralmente acompanhado de inquietação onde normalmente o bebê costuma se revirar bastante. Geralmente este choro pode ser causado por frio, calor ou mesmo fralda suja, por exemplo. “He” é o som que a criança faz para informar que está algo estar lhe incomodando.
Choro para chamar a atenção: Este tipo de choro pode ocorrer, por exemplo, quando a criança fica sozinha por um tempo prolongado e deseja colo, então ela irá usar o choro para chamar a atenção. o choro será com gritos por cinco a seis segundos e, logo, se detém por uns 20 segundos, como se esperasse um resultado. Se não houver uma resposta da mãe ou do pai, o ciclo se repete várias vezes, até que o choro fique contínuo.
Choro por processos fisiológicos: causado geralmente por xixi, por ter feito cocô, ou até mesmo um simples pum pode causar sensações incômodas para a criança. Esse tipo de choro será mais como um resmungado. “Ee” (“ei”) é este tipo de som emitido pelo bebê.
E você, o que pensa sobre o assunto? Compartilha comigo aqui nos comentários.
O que achou deste conteúdo? Curtiu? Compartilhe com as mamães e papais que também precisam conhecer sobre estas dicas do sono infantil.
Continue acompanhando meus posts aqui no blog para mais dicas.
Ah, também compartilho dicas diárias em meu perfil no Instagram @sonoinfantil_flaviajussiani
Meu objetivo é lhe ajudar a melhorar a qualidade do sono de seu filho(a) e, consequentemente, o seu sono.
Precisa de ajuda?Me chama aqui no WhatsApp.
Comments