6 linguagens corporal do recém nascido
- 15 de nov. de 2021
- 2 min de leitura

Além de utilizar o choro para comunicar-se, os recém nascidos também utilizam a linguagem corporal. Ela também diz muito sobre o que a criança está se sentindo. Conhecer bem estas 6 linguagens corporal do recém nascido ajudará a saber como melhor atender as necessidades dele(a).
Apertar os punhos: Assim como o choro de fome, apertar os punhos também é um sinal de fome.
Arquear-se: Comum nos recém nascidos com menos de dois meses de vida. Geralmente associada em resposta à dor e cólicas. Porém, existem algumas outras características associadas a esta ação. Por exemplo: Se a criança arqueia-se depois de se alimentar, ela está buscando dizer que já está cheia. Porém, se este movimento ocorre de forma seguidamente após o bebê comer, pode significar que tenha refluxo. Já nas crianças com mais de dois meses, pode estar associado a fadiga e mau humor.
Pegar as próprias orelhas: Um movimento, normalmente, associado, de “conscientização”, onde o bebê explora a si mesmo. No entanto, se perceber que este movimento de pegar as próprias orelhas for muito frequente ou acompanhado de choro, é indicado levá-lo ao médico e relatar a respeito.
Mexer a cabeça ritmicamente: Um movimento que o bebê costuma realizar quando está na companhia de alguém desconhecido ou mesmo quando chega a hora de dormir. Este movimento também de “autotranquilização”.
Levante os braços bruscamente: um movimento que significa que a criança se assustou. Este susto pode ser ocasionado por um som forte, um despertar repentino ou uma luz brilhante. Caso ocorra, será necessário acalmar a criança.
Dobrar os joelhos: Cólicas ou dores abdominais, além de choro causam reações como a de dobrar os joelhos no intuito de buscar reflexivamente aliviar o incômodo.
E você, conhecia essas linguagens corporal do recém nascido? Compartilha comigo aqui nos comentários.
O que achou deste conteúdo? Curtiu? Compartilhe com as mamães e papais que também precisam conhecer sobre estas dicas do sono infantil.
Continue acompanhando meus posts aqui no blog para mais dicas.
Ah, também compartilho dicas diárias em meu perfil no Instagram @sonoinfantil_flaviajussiani
Meu objetivo é lhe ajudar a melhorar a qualidade do sono de seu filho(a) e, consequentemente, o seu sono.
Precisa de ajuda?Me chama aqui no WhatsApp.
Comments