5 mitos e verdades sobre o sono de bebês e crianças
- 25 de mar. de 2021
- 2 min de leitura
Melhorar o sono infantil nem sempre é uma tarefa simples; porém, com ajuda e o conhecimento certo é possível ajudar a criança a dormir melhor, e claro você também. Para isso é importante entender algumas verdades e mentiras a respeito deste assunto. Abaixo separamos algumas delas. Continue lendo.

1. A criança precisa adormecer no berço/cama. VERDADE.
Possuímos um sistema de “alarme” do sono. Por exemplo: normalmente acordamos quando a Tv é desligada, ou apagamos a luz. O que acontece é que ao dormimos em um determinado local e acordarmos em outro geralmente despertamos assustados, buscando entender o que aconteceu. O mesmo acontece com crianças e os bebês quando estes dormem fora da própria cama ou berço e depois são levados para o próprio quarto.
2. Depois do desmame a criança dorme melhor. MITO
Diferentemente do que normalmente se ouve falar que para que a criança durma melhor o recomendado é desmamar ou dar uma mamadeira antes dela dormir, vai na contra-mão de e evidências científicas. O que acontece em relação a amamentação? As crianças ao mamar aproveitam a secreção de hormônios de sono da mãe, o que ajuda em uma melhor qualidade do sono.
3. As crianças precisam dormir cedo. VERDADE
Dependendo da idade, as crianças possuem a necessidade de dormir de 10 a 12 horas por noite. Uma dica é colocar a criança para dormir calculando a hora em que ela precisa acordar ou costuma acordar, por exemplo, se ela necessita acordar às 6h da manhã, o ideal é que ela durma aproximadamente entre 19h ou 20h.
4. Chupeta ajuda a dormir melhor: MITO
O que acontece é que o efeito pode ser o contrário, isso mesmo! Itens de indução do sono como a chupeta na verdade pode estimular o bebê a acordar mais vezes sempre que a chupeta cair de sua boca ou que estiver na transição de um ciclo de sono para outro. Isso sem mencionar que os bebês tendem a ter sonos mais leves e insônias com o uso da chupeta. Retirar a chupeta ajudará em um melhor sono da criança.
5. Naninha ajuda a dormir. VERDADE
Também chamada de objeto de transição, a naninha, que pode ser um travesseirinho, um bichinho de pelúcia, uma cobertinha, ou qualquer objeto com o qual a criança possui um vínculo, ajuda no distanciamento temporário entre a criança e a mãe e da criança. A naninha ajuda durante este período de afastamento da mãe, uma vez que é um o objeto que o bebê já está familiarizado e vai fazer com que ele se sinta seguro tanto para dormir sozinho. Por volta dos 4 a 5 anos a criança normalmente passam a perder o interesse na naninha.
O que achou deste conteúdo? Curtiu? Compartilhe com as mamães e papais que também precisam conhecer sobre estas dicas do sono infantil.
Comments